sexta-feira, 10 de abril de 2009

Marzipã

Boa tarde!
Que coisa ma-ra-vi-lho-sa um feriado! Hehehe! Aproveitei a tarde de ontem (a escola só teve aula até o meio-dia) para fazer o marzipã pro meu amor. Gente!!! Deu um pacote enorme, hehehe! Ainda bem que ele não engorda! Tenta, tenta, tenta, mas não consegue. Daí, separei alguns docinhos pra minha amiga Caia, pros meus sogros e para minha colega Lisiane (vocês não fazem idéia do presente de Páscoa que ela nos deu! Hoje não vou mostrar, mas fotografarei e mostrarei no domingo ou na semana que vem...) Bom, o negócio é que a receita do marzipã sempre rende um monte. Deu 1kg e 200g de doces!!! Fica tri bom, mas supercalórico, ai,ai... Quem quiser se habilitar, é bem fácil, só é meio demoradinho. Mas colocando alguns num celofane com fita de organza ou tecido fica um presente muito bonito.

Marzipã com leite condensado
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de amêndoas (+/- 400g)

1 caixinha de leite condensado
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de essência de amêndoas
2 xícaras (chá) de açúcar impalpável (vai mais do que isso...)
Modo de Preparo:

Coloque as amêndoas em uma panela com 1 litro de água fervente. Deixe por 5 minutos. Retire do fogo, escorra a água e aperte para tirar a pele das amêndoas. Seque-as com um pano e disponha-as em uma assadeira. Leve ao forno por 15 minutos, ou até secarem. Bata as amêndoas no processador até ficarem moídas e transfira para uma panela. Junte o leite condensado e o suco de limão e misture. Leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer com colher de pau, por 10 minutos, ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo e transfira a mistura para uma tigela. Deixe amornar por 30 minutos. A seguir, junte a essência de amêndoas e o açúcar. Sove a massa por 3 minutos, ou até ficar no ponto de enrolar (leva mais de 3 minutos...) Com a massa molde figuras de sua preferência. Se preferir cortar a massa, abra-a em uma superfície lisa com 1,5 cm de espessura e corte-a com cortadores. Distribua em uma assadeira e deixe secar por 24 horas.
Dica: O açúcar impalpável pode ser encontrado em casas de produtos para padaria e confeitaria. Embora sua aparência seja similar à do açúcar confeiteiro, é muto mais fino.
Alguns comentários extras sobre a receita:
O que está entre parêntese fui eu que escrevi. Já fiz essa receita várias vezes e sempre acontece o mesmo. Ela morna ainda é muito mole, precisa de mais açúcar pra ficar moldável, vá colocando aos poucos o açúcar impápavel (além das duas xícaras) até ser possível desgrudar a massa das mãos. Deixe parada mais um pouco. Eu sempre faço bolinhas, mas dá pra modelar, cortar nunca tentei. Eu faço as bolinhas e coloco numa assadeira (sem untar), depois de um tempinho volto e enrolo de novo pra dar a forma mais lisinha. Deixo tapado com um pano de prato por pelo menos umas 18 horas. Eu disse que era demoradinha... mas é fácil e vale a pena.
Bom feriado a todas.

Um comentário:

Elaine Ligero disse...

Ai ai ai!!! Deu agua na boca!!! Yummy!!! :)